Sergio Marchionne, o patrão do Grupo Fiat-Chrysler, já afirmou que sob a sua gestão a Ferrari nunca terá um SUV. Se dúvidas houvesse, o novo GT4Lusso mostra que a marca italiana continua fiel aos seus princípios. O FF, com uma carroçaria estilo "shooting brake" e tracção total permanente, poderia ser a base desse SUV, mas o seu herdeiro é o GT4Lusso e continua a apostar na evolução na continuidade, sem concessões a modas que já cativaram a Bentley, Maserati e a Porsche.
O GTC4Lusso começa por ser um familiar e a Ferrari não o esconde. A marca de Maranello define-o como um modelo "para clientes à espera de experimentar o prazer de guiar um Ferrari em qualquer local e em qualquer altura, em curvas apertadas ou longas jornadas, estradas cobertas de neve ou ruas das cidades, sozinho ou em companhia de três felizes passageiros.
A carroçaria é ligeiramente mais volumosa do que a do FF. Mede 4,92 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e apenas 1,38 metros de altura. Este não é exactamente um novo modelo, mas sim um restyling tão radical que faz toda a diferença e um design marcado pelo cuidado nos mais pequenos detalhes que vincam o carácter desportivo e a imagem exclusiva da Ferrari. É evidente a alteração na forma e a adopção de soluções comuns a modelos mais recentes da gama, mas também foram assumidas linhas do passado como a grelha frontal ao estilo do 330 GTC dos anos 60.
O habitáculo tem tudo a ver com o nome do modelo. Segundo a Ferrari, a referência GTC4 não tem nada a ver com a tracção total, mas sim com os quatro lugares de um habitáculo requintado, que justifica a designação "Lusso", mas não poderia deixar de haver uma ponte com um ambiente próximo das versões de competição.
O motor 6.3 V12 debita 690 cv e sublinha o carácter desportivo deste familiar que, graças a uma carroçaria ligeira, garante uma relação peso/potência de 2,6 kg/cv. A elasticidade do motor é surpreendente. O binário de 697 Nm às 5 750 rpm garante 80 por cento desta potência a partir das 1 750 rpm. Estes valores contribuem para majorar as performances de um automóvel que pode chegar aos 335 km/h e só necessita de 3,4 segundos para passar de 0 a 100 km/h.
A tracção total permanente contribui para colocar no chão toda a potência do motor e as rodas traseiras auto-direccionais (variam de ângulo) melhoram o comportamento direccional. O sistema inteligente de gestão da suspensão assegura o conforto quando ele é necessário e a rigidez quando ela faz falta a uma condução mais agressiva.
Não há dúvida de que o novo GTC4Lusso alia o carácter de um grande desportivo com as exigências de um familiar, mas será que irá ser suficiente para manter a Ferrari longe do mundo dos SUVs?... Só o futuro o dirá.
350 000 € (valor estimado)
MOTOR V12
CILINDRADA 6 262 cc
POTÊNCIA MÁXIMA 690 cv/8 000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 697 Nm/5 750 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA 2,6 Kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 335 Km/h
0 A 100 Km/h 3,4 s
CONSUMO MÉDIO 15 litros/100 km
EMISSÕES DE CO2 350 g/km